segunda-feira, 23 de maio de 2011

Gerações de Empreendedores

por Fernando Lenzi*


O tema da moda nas organizações tem sido a Geração Y, integrada por jovens que vem conquistando espaço no mercado de trabalho e que nasceram por volta dos anos 80 até a metade dos anos 90, onde a tecnologia começava a tomar corpo. 

Convivendo neste mesmo mercado de trabalho e de empresas temos a Geração BB (Baby Boomers), nascida nos anos 50 até por volta da metade dos anos 60 e a Geração X, nascida até por volta do início dos anos 80. Por consequencia destas origens distintas, é natural que as realidades vividas por essas gerações ocasionem um choque de valores e crenças que acabam se refletindo na gestão de empresas e ações de trabalho e é nesta linha que devemos refletir para sabermos nosso papel na vida organizacional.

A geração Baby Boomers traz na sua essencia os valores da era industrial, com um pensamento voltado a produção e ao trabalho operacional, enquanto a Geração X começa a fazer parte de um ambiente tecnologico e viu nascer algumas facilidades que ampliam a visão para o mercado de serviços e desenvolvimento pessoal, tendo na Geração Y o "BUUM" da alta tecnologia que consumimos hoje no nosso dia a dia, caracterizando o mundo virtual e de muitas ideias como o centro deste processo de novo trabalho.

O novo trabalho é entendido como uma nova forma de lidar com os problemas das empresas, possibilitando respostas mais rápidas e diretas para o que enfrentamos no mundo corporativo. Porém, o mais rápido e mais direto nem sempre é o mais adequado no longo prazo. E é nesta fronteira que os conflitos de gerações podem ocorrer, pois a forma de lidar com as situações adversas e os desafios é diferente na cabeça de cada uma das gerações que predominam neste mercado de hoje.

Na mesma linha de diferentes realidades vive o mundo dos empreededores que tem seu próprio negócio. Ao mesmo tempo que as gerações de novos empreendedores pode mudar ao longo dos próximos anos, ou pelo menos, poderemos ter uma ampliação da geração Y a frente de novos negócios, o ambiente de mercado também está mudando com a entrada da geração Y na linha de consumo.

Mas o que me leva a provocar uma reflexão neste momento é sobre qual a geração que terá mais sucesso com suas empresas no mercado. A resposta ideal seria um hibrido de geração baby boomer, com geração X e com geração Y. Mas em raríssimos casos isto ocorrerá, pois a tendência é um conflito natural e inconsciente destas gerações na conquista de espaços. Então, além de ter concorrente por segmento, você poderá ter concorrente por geração. E não estou falando de geração de consumo, mas de geração de empreendedor que compete com você no mercado e tem formas diferentes de criar inovações e lidar com o dia a dia da empresa.

Parece natural que as pessoas reconheçam na geração Y um perfil mais dinâmico e com maior tendência de sucesso nos negócios por estarem mais conectados com a tecnologia. Porém, só isso não basta se não houver a operacionalização das ideias ao nível que a criatividade se torne inovação e seja reconhecida pelo cliente. A geração Y é muito criativa, mas pouco operativa. E essa pouca operacionalização das ideias acaba desperdiçando bons negócios por não haver uma continuidade. Ou seja, o empreendedor Y tem uma tendência muito positiva de gerar novas ideias, mas pode tropeçar em algo essencial na pequena empresa que é colocar em prática para gerar resultados criativos.

Mas, então, diante deste raciocínio são os empreendedores X e baby boomers que terão mais sucesso?

Talvez, mas não podemos afirmar isso, pois o desafio destas duas gerações é acompanhar o ritmo de ideias dos empreendedores Y. Na essencia, as provocações deste artigo são para para estas 3 gerações que dominam o mercado empreendedor da atualidade e estarão construindo novas oportunidades ao longo dos próximos anos.

Pontualmente, as provocações podem ser resumidas em duas:
- você que é um empreendedor baby boomer ou X está preparado para competir com a agilidade e habilidade criativa dos empreendedores Y?

- você que é um empreendedor Y está preparado para competir com a agilidade operacional da geração baby boomer e X?

Vejam que ambos tem grandes desafios a enfrentar, possíveis de superar, mas de grande preocupação diária para se manter competitivo e na frente do seu tempo. Comece já a se preparar, pois não há uma geração de empreendedores melhor que a outra,mas há empreendedores mais preparados que outros.

E você? Vai ficar parado?



* Fernando Lenzi é Doutor em Administração pela FEA/USP, Mestre em Administração, Especialista em Marketing, Administrador (CRA/SC 4543). Palestrante e autor de diversos artigos e livros na área de empreendedorismo, liderança e planejamento. Destaque para os livros: "A Nova Geração de Empreendedores" pela Editora Atlas, "O Empreendedor de Visão", pela mesma editora e o lançamento 2010: ¨Ação Empreendedora¨, pela Editora Gente com prefácio de Roberto Shinyashiki. Veja a apresentação do livro no Programa do Faustão, Clique aqui!

www.sejaprofissional.com.br