quinta-feira, 15 de abril de 2010

Em Busca de Soluções Empreendedoras


por Fernando Lenzi*


Os problemas mais comuns de uma empresa que passa por dificuldades estão associados a fatores controláveis, ou seja, situações que dependem essencialmente da atuação do empreendedor para uma solução. Portanto, é fundamental que você conheça esses fatores para evitá-los ou para saber como trabalhar melhor essas ações que podem evitar uma série de dores de cabeça com o seu empreendimento. 

Sugiro que você leia os principais problemas fazendo uma reflexão de como sua empresa lida com isto hoje ou, se você não tem empresa ainda, de como você pretende lidar com isto. No próprio texto aponto uma série de perguntas e você já pode preencher com a sua realidade atual ou sua forma de pensar nestas situações. Em seguida há uma sugestão de como lidar com estes problemas e evitar problemas presentes ou futuros.

Falta de Capital de Giro.
Pergunta: O que leva uma empresa a ter falta de capital de giro?
Seu comentário: _______________________________________________

Comentário do autor: Esta é uma situação muito comum que por vezes é associada apenas ao mau gerenciamento de fluxo de caixa. De fato este mau gerenciamento é um dos principais fatores, porém a ineficiência do gerenciamento mercadológico também um fator muito comum. Ou seja, se você mantiver o foco apenas nos aspectos financeiros evitará investimentos de mercado que podem ajudar o seu cliente a conhecer melhor seus produtos e aumentar seu volume de vendas. Além disso, é essencial uma política de preço que contemple a cobertura de seus custos, mas associada a um equilíbrio de venda necessário para você ter um fluxo financeiro mínimo para sua empresa prosperar. Fique atento, pois vender tudo a prazo pode ser uma política de venda favorável para atrair clientes, mas pode ser prejudicial na lucratividade da empresa.

Falta de Clientes.
Pergunta: Por que é comum ver empresas reclamando da falta de cliente?
Seu comentário: _______________________________________________


Comentário do autor: Este fator é muito comum nas empresas que fecham. E a causa está associada a falta de atenção mínima aos desejos do cliente. Ou seja, você não deve perder de vista um segundo sequer a atenção aos detalhes de hábitos, desejos e opinião dos seus clientes. Mesmo em épocas de “vacas gordas” não perca de vista o que seus clientes pensam da sua empresa, do seu produto ou do seu serviço. As empresas que chegam ao sucesso sabem que um mínimo de atenção aos clientes traz um resultado de longo prazo excepcional em termos de fidelidade a sua empresa. Muitos clientes acabam pagando mais para continuar cliente de empresas que oferecem esta atenção as suas sugestões e desejos.

Estoque Encalhado.
Pergunta: Como uma empresa chega ao estágio de ter um grande volume de estoque encalhado?
Seu comentário: ______________________________________________

Comentário do autor: Manter altos níveis de estoque pode trazer vantagem em termos de valor de compra de determinado produto ou matéria-prima. Mas estoque parado é dinheiro parado. Este recurso investido nestes estoques encalhados poderia ser utilizado para outros investimentos mais adequados. A causa deste problema é a falta de planejamento, pois também é prejudicial a falta do produto para oferta ao cliente. Portanto, a atenção deve ser redobrada no sentido de dimensionar as ações de mercado para atrair clientes e o empenho em manter um nível de estoque adequado a oferta do produto ao mercado.

Produção Menor ou Maior que a Venda.
Pergunta: Qual a principal causa de uma empresa ter um volume de produção maior que o de venda?
Seu comentário: ______________________________________________

Comentário do autor: Assim como no item anterior, produzir menos ou mais do que vender é problema de planejamento. Porém, neste caso em especial, toda produção deve ser programada dentro de uma ação efetiva de mercado que identifique o volume de venda possível dentro de uma necessidade do seu mercado alvo. Para tanto, é essencial que você faça o exercício de projeção de cenários de vendas para conseguir alavancar uma produção equivalente para não faltar o produto ao mercado nem deixar sobrando nos seus estoques.

Produto ou Serviço com Preço Baixo
Pergunta: Por que algumas empresas estão sempre preocupadas em vender seus produtos apenas pelo preço mais baixo e outras conseguem vender produtos semelhantes por preços mais elevados?
Seu comentário: ______________________________________________

Comentário do autor: Este é um caso típico do empreendedor que não consegue agregar valor aos seus produtos. Ou seja, ter custos baixos é muito bom para o desempenho da empresa, mas um produto de custo baixo pode ter um preço mais elevado se tiver um diferencial aos olhos do cliente. Portanto, se o consumidor identificar um diferencial do produto A para o produto B poderá pagar um valor mais elevado por produtos semelhantes. Cabe ao empreendedor ficar atento a percepção do mercado em relação a seus produtos e serviços.

Enfim, dentro do ambiente de problemas que as empresas passam os cinco pontos mencionados neste capítulo balizam de forma consistente o cuidado que você deve ter como empreendedor para evitar problemas que dependem apenas da sua atuação. Para tanto, a seguir é possível que tenhamos uma ideia da importância de ficar sempre conectado com este ambiente mercadológico.

* Fernando Lenzi é Doutor em Administração pela FEA/USP, Mestre em Administração, Especialista em Marketing, Administrador (CRA/SC 4543). Palestrante e autor de diversos artigos e livros na área de empreendedorismo, liderança e planejamento. Destaque para os livros: "A Nova Geração de Empreendedores" pela Editora Atlas, "O Empreendedor de Visão", pela mesma editora e o lançamento 2010: ¨Ação Empreendedora¨, pela Editora Gente com prefácio de Roberto Shinyashiki. Veja a apresentação do livro no Programa do Faustão, Clique aqui!

www.sejaprofissional.com.br